A Tecnologia Bluetooth

O nome da tecnologia Bluetooth veio de Harold Blaatand (Bluetoothe) II, que era o rei da Dinamarca do ano 940 a 981, e era considerado um ícone unificador na Europa naquela época.

A unificação da Europa e a unificação dos PDAs e outros dispositivos computacionais é o paralelo que os fundadores desta tecnologia estavam tentando criar quando eles escolheram o nome Bluetooth.

O Bluetooth começou em 1994 quando a Ericsson estava à procura de uma interface de rádio de baixo custo para celulares e acessórios como PDAs.

Em 1998 a Ericsson, a IBM, a Intel, a Nokia e a Toshiba formaram a SIG (Special Interest Group) do Bluetooth e expandiram para mais do que 1000 membros em 1999, incluindo a Microsoft.

Mas o Bluetooth foi projetado para não ter o custo maior que US$5 por cada emissor/receptor, o que não está sendo alcançado.

A expansão e o sucesso do protocolo 802.11 pode ameaçar a sobrevivência desta tecnologia, o Bluetooth é uma tecnologia WPAN que substituem os cabos que trabalham a 2.4GHz utilizando FHSS.

Um dos principais aspectos para o seu sucesso é o seu proposto baixo custo e a sua dimensão reduzida para rádios sem fios.

Como o Bluetooth partilha a gama de freqüências de 2.4GHz com o 802.11b, existe a possibilidade para interferência entre as duas tecnologias se uma rede Bluetooth estiver a menos de dez metros de uma rede 802.11b.

O Bluetooth foi desenhado para ser uma tecnologia complementar ao protocolo 802.11, e o Grupo de Tarefas F da IEEE propuseram a criação de protocolos para o funcionamento entre as duas tecnologias.

O Bluetooth também trabalha com o FCC e a FAA para oferecer uma operação segura em aviões e navios.

 
  Compartilhar Link no Facebook
 
Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.

Pense no meio ambiente antes de este link.