As Medidas de Tensão

O nível da tensão elétrica existente na rede de energia elétrica nós temos conhecimento, que dependendo da região pode ser 110 volts ou 220 volts.

Para medir e ter certeza do nível da tensão elétrica da rede devemos usar um multímetro, pode ser um multímetro analógico ou digital, isso não importa, o que é importante é que sua chave seletora deve estar na seção ACV e na primeira escala superior mais próxima da tensão a ser medida.

Para medir, encoste uma das pontas de provas em um dos fios e a outra ponta de prova no outro fio, em medidas de tensão alternada (ACV) não é necessário observar qual das pontas de prova fica em qual fio, pois se trata de tensão alternada, e com as pontas de provas encostadas nos fios, visualize no display do multímetro o nível de tensão, observe se confere com a tensão da rede de energia elétrica.

Um estudo detalhado para usar um multímetro levaria vários dias, mas no nosso caso isso não será necessário, com pouca experiência, é obvio que devemos ter a máxima atenção no uso do multímetro, que como o próprio nome diz, executa várias funções e mede várias grandezas.

Todas as vezes que tivermos que utilizar o multímetro, deve ser observada a posição da chave seletora da escala da grandeza a ser medida, evitando danificar o multímetro ou medir algo, que não corresponde com o que se deseja medir.

Se for necessário medir uma bateria de carro, onde a tensão obviamente é contínua, deve ser escolhida a seção DCV e a escala que possuir como valor máximo, a primeira escala superior ao valor que será medido, e ao mesmo tempo o valor mais próximo possível, de forma que, se o multímetro possuir uma escala de 15 volts e uma escala de 30 volts, deve ser escolhida a escala de 15 volts e a seção será a seção DCV, pois esta é a seção destinada a medir tensão contínua.

Como a tensão é contínua, a posição das pontas de prova deve ser observada, a ponta de prova preta deve fazer contato elétrico com o negativo, a ponta de prova vermelha deve fazer contato elétrico com o ponto positivo em que se deseja medir a tensão.

Se for necessário medir a tensão de uma rede de energia elétrica, onde a tensão é alternada, e que se espera encontrar 220 volts, deve ser escolhida a seção ACV e a escala que possuir como valor máximo, a primeira escala superior ao valor que será medido, e ao mesmo tempo o valor mais próximo possível, de forma que, se o multímetro possuir uma escala de 200 volts, e uma escala de 300 volts, deve ser escolhida a escala de 300 volts na seção ACV.

 
  Compartilhar Link no Facebook
 
Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.

Pense no meio ambiente antes de este link.