Como Criar Codornas

Como todo brasileiro gosta de levar vantagem em tudo, talvez possa criar codornas, é um investimento que retorna rápido, claro que é uma atividade para pequenas propriedades.

É um tipo de investimento que tem como maior vantagem a rapidez no retorno do investimento.

As codornas são aves pequenas, e não devem ser confundidas com a codorna do campo que é uma ave silvestre brasileira de tamanho maior.

As codornas crescem e se reproduzem em 45 a 50 dias e com 5 ou 6 semanas de vida já estão prontas para o abate, e ainda tem a vantagem de ocuparem pouco espaço, para se ter uma idéia, na área que é ocupada por uma galinha podem ser criadas 42 codornas.

Um plantel composto de 21 fêmeas e 21 machos produzirá, diariamente, 21 ovos com 10 a 12 gramas cada um, o que equivale a 5 ovos de galinhas.

O preço de comercialização dos ovos e da carne oscila muito em função dos custos da ração e dos produtos veterinários, mas, em qualquer situação, é sempre melhor que o do frango.

Um galpão de alvenaria, com 16 metros quadrados com 3 metros de altura abriga 2.000 codornas, o forro desta construção pode ser tábua, as paredes devem ser pintadas de cal, e o chão de barro, tijolos ou cimento.

As aves ficam acomodadas em gaiolas de arame com 1 metro de comprimento, 30cm de profundidade e largura. cada uma dessas gaiolas comporta 18 fêmeas, como as codorninhas botam no chão, é importante que o piso tenha ligeira inclinação na direção de uma calha forrada de serragem para a coleta dos ovos.

A temperatura do ambiente tem bastante importância, e deve ficar entre 18 a 19 graus.

Após 21 dias de vida, o macho tem a plumagem do peito lisa, enquanto nas fêmeas surgem pintas da cor-de-chumbo e pretas, além disso, quando adulto, o macho chega a pesar de 70 a 100 gramas, as fêmeas de 70 a 80 gramas.

O acasalamento pode ocorrer durante o ano inteiro e se dá na proporção de 1 macho para cinco fêmeas, o macho deve ficar 12 horas com a fêmea, depois é isolado 24 horas, para, em seguida, se acasalar com outras fêmeas, é aconselhável que as fêmeas já fertilizadas fiquem distantes dos machos, pois as suas “cantadas” insistentes estressam as aves e acabam prejudicando a sua produção.

Os ovos devem ser armazenados a uma temperatura entre 10 e 16 graus e com umidade relativa entre 75 e 80%, por um período máximo de 12 dias, se for chocar, a incubação dura 16 dias.

A ração é a mesma de galinhas, devendo-se acrescentar um pouco de verdura, a vacinação contra doenças próprias das aves é necessária, bem como a proteção contra umidade, ventos e excesso de ruídos, pois são aves bem sensíveis.