Gastrite Enantematosa

Uma pessoa com a barriga normal na parte da manhã e depois do almoço a barriga incha ao ponto de parecer que está grávida não está tudo normal como pode aparentar, mesmo porque os sintomas variam de pessoa para pessoa, algumas sentem alguma coisa e outras não sentem nada mais do que o mal estar causado pelo inchaço.

Existem pessoas que mesmo com algum tipo de doença são resistentes e não se dão por vencidos, e quando procuram um médico é solicitada uma endoscopia para detectar o problema, a probabilidade é que seja algum tipo de gastrite, e no caso dessa pessoa a endoscopia foi feita e o diagnóstico foi que comprovou uma gastrite enantematosa.

A gastrite enantematosa é uma inflamação do epitélio estomacal onde há um ferimento na mucosa, quando referida como gastrite enantematosa antral, trata-se de uma inflamação com lesão de mucosa na região do antro, (o antro é a parte final do estômago).

Quando a lesão é no esôfago, parte anterior do estômago, a alteração é conhecida como esofagite, e tem origem no refluxo gastro esofágico.

Um exame endoscópico em consultórios médicos especializados verifica se existe a gastrite crônica ou aguda, se existe infecção pela bactéria Helicobacter pylori, ou se é uma gastrite nervosa.

Uma vez que seja detectada a gastrite deve ser adotado o tratamento médico próprio e a dieta alimentar recomendada para a gastrite enantematosa específica.

O tratamento a base de remédios para a azia e gastrite enantematosa é feito com remédios chamados de Esomeprazol, Nexium, Pantoprazol, Rabeprazol, Aciphex e Pariet, existem outros remédios, mas fica o alerta para que não sejam tomados sem acompanhamento médico.

Dependendo do tipo da gastrite, é possível melhoras significativas e até a cura total com remédios naturais como chá de espinheira santa, suco de limão, suco de batata inglesa, suco de couve e suco de mamão, mas é preciso que o médico seja informado sobre o uso de qualquer tipo de remédio natural.

Referências:
[1] Bibliomed.

 
Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.

46 Comments on Gastrite Enantematosa

  1. Limão é ao ácido, como combate a acidez do estômago? Isso é possível?

    • O corpo cria uma quantidade absurda de ácido para digestão dos alimentos, acredito que o limão se soma aos ácidos que são criados diminuindo o trabalho do estômago, é minha teoria, não sou especialista.

      • De acordo com o que pesquisei, o ácido do limão não agride a parede do estomago, porém estimula o organismo a produzir antiácidos naturalmente, diminuindo queimação e outros problemas.

    • nao sou especialista tambem, mas o limao nao e acido, e o oposto disso e alcalino combate a acides a laranja sim e acida

  2. nivea cavalcanti // 15/04/2013 em 7:22 PM // Responder

    O limão é a única fruta Acida que se torna alcalina no estômago. Não faz mal o limão.

  3. oi,

    eu tenho gastrite enantemática de leve intensidade em corpo e antro, por isso gostaria de saber quais alimentos são bons pra digerir!!

    • eu tenho gastrite enantemática leve de antro,e esofagite discreta estou emagrecendo muito rápido pois não sei como devo me alimentar queria um cardapío saudavel oque devo almoçar e o que devo jantar ,em fim com o que devo me alimentar

  4. wander luiz dos santos // 10/06/2013 em 10:59 PM // Responder

    Acredito ser devido as enzimas presentes no limão, é uma fruta muito enzimática tem pectina, combate muco, além de fortalecer o orgnismo como todo.Eficaz desde os dentes,garganta, além do mais ele é composto de Ácido Cítrico, um ácido bem mais fraco que o Muriático do estômago, além disso alguns micronutrientes essências estão presentes no limão,além de ajudar na fixação de ferro,selênio e outros minerais.

  5. Espinheira santa,suco de batata,couve eu acredito que seja bom,mas limão eu não acredito.

  6. O limão acompanhado do açucar é malefico ao estomago. Ja sem é benefico.

  7. A uns três meses venho sentindo os sintoma da gastrite, fui ao médico e ele me passou uma endoscopia, fiz o exame e detectou gastrite enantematosa, eu nunca tinha sentido este mal estar agora vou tratar nõ sei se tem cura mas com fé Deus e no meu médico sei que vou me curar.

  8. fiz endoscopia e a conclusão foi gastrite enantemática e erosiva moderada de antro.
    Gostaria de ter informação detalhada s/ a doença e se há restrição na alimentação. obrigado.

  9. Sandra Andréa Almeida de Holanda // 23/11/2013 em 7:26 PM // Responder

    Acabei de fazer uma endoscopia e a conclusão do exame foi: Pangastrite enantematosa e granular de leve intensidade. Fiquei preocupada com esse resultado. Vou levar o resultado dia 13/12, mais até lá gostaria de saber o que devo fazer e qual a minha dieta. Dia 12/12 pegarei o resultado dá Biopsia me ajudem por favor. Obrigada. Ats. Sandra Andréa

    • @Sandra,
      O médico vai receitar um coquetel de remédios para acabar com o vírus da úlcera (R$ em torno de 140,00) , depois ele vai recomendar alteração na sua alimentação, siga as orientações médicas e tudo vai se ajeitar.

  10. Tenho gastrite enantematosa, tomo suco de batata com couve todos os dias em jejum e mesmo assim sinto muita dor e gases. Sinto um desespero.

  11. Oi, fiz endoscopia e deu gastrite enantematosa leve,ja fazem 3 semanas que estou tomando pantoprazol 20mg,1 comprido de manha em jejum e outro anoite,porém a queimação não passa,tenho queimação todos os dias.Consideram que o meu tratamento está correto?

  12. bom a muito tempo avia me sentido mal.coração acelerado,sensação de dormencia na boca,tonturas peso no pescoso pensava até que era presão mas quando ia medi esta normal,e a queimação no estomago e na garganta do lado esquerdo.
    fiz a endoscopia e detectou a gastrite enatematosa de antro.tomei o remédio deu uma aliviada.mas ñ estou muito bom ainda é normal demora o tratamento

  13. Elenice Fonseca dos Santos // 10/02/2014 em 5:23 PM // Responder

    Fiz a endoscopia e a conclusão , foi gastropatia enatematosa: o medico receitou 3 vidros de Raiutidius Suspensao ,logo no começo me sentir bem e comecei come de tudo agora eu já estou sentindo de novo os sintomas ex: enjou ,acidez e vontade de vomitar. Cera que não melhorei? Por favor me der uma resposta para que eu entenda melhor o que esta acomtecendo comigo e o meu estomago.

    • @Elenice,
      Todo tratamento é para melhorar, mas tem efeitos colaterais, volte ao médico e conte o que está acontecendo, talvez seja preciso trocar de remédio

  14. GOSTARIA DE SABER SE GASTRITE ENANTEMATOSA INTENSA DO ANTRO TEM CURA.

  15. ola fiz o exame de endoscopia e a conclusão deu: PANGASTRITE ENANTEMATOSA MODERADA. e o teste de Urease deu POSITIVO fui ao gastro levar os resultados a medica só disse pra eu tomar um Homeprazol antes do café e mais nada será que está certo isso?

  16. Oi bom dia! ano passado descobri q tinha uma gastrite cronica nodular… onde essa no fim do ano evoluiu para a gastrite enantematosa mesmo fazendo a dieta direitinho pelo médico e seguindo a orientação da nutricionista… sempre no fim da noite estou com o estomago totalmente inchado e hj ja estou com trauma de comer… alguém pode me ajuda?r pq perdi as esperanças

    • @Janaina,
      Há um remédio, ou melhor um coquetel de remédios, custa em torno de R$ 130.00, consulte um médico especialista que ele receitará, pois não se compra sem a receita.

    • Alanna Cazeiro // 12/04/2014 em 1:26 AM // Responder

      oi Janaina eu estou com o mesmo problema q vc; tbm ja estou sem esperanças vc tem facebook ; se tiver deixe aqui ou me adicione Alanna Cazeiro ; pra conversarmos e darmos força uma pra outra ; aguardo

  17. fiz endoscopia e deu conclusão; gastrite enantematosa leve antral quais alimentos não devo ingerir?

  18. Olá… fiz endoscopia e o resultado foi PANGASTRITE ENANTEMATOSA ACENTUADA. Pode me dizer o que é isto?? E qual o tratamento?? Obrigado

  19. Sheila O Lima // 10/05/2014 em 9:28 PM // Responder

    Não devemos nos desesperar pq os médicos estão aí p curar nossos corpos, quando n der certo com um temos q procurar outro, mas eu faço isso q recomendei e peço ajuda Daquele q é o médico dos médicos e que cura o fisico e o espiritual. E quando um médico diz q n tem mais jeito eu vou pra casa de oração mais próxima da minha casa e confiável pq lá eu me fortaleço interiormente e apareçe a fé q é onde aconteçe o milagre, pq sem fé é impossivel agradar a Deus e Ele n atua na vida de ninguém. Já fui curada de tantas enfermidades q o médico nada podia fazer q já nem me desespero mais. Ele n mudou, e nunca mudará, Ele é o Senhor Soberano q nos criou nos ama e sabe tudo sobre nós inclusive curar uma doença. Quem ressuscitou Lazaro, colocou paralítico p andar, curou leprosos continua o mesmo, o q ele quer é q corramos p seus braços de amor e bondade. Acreditem Ele morreu sim mas ressuscitou p nos abençoar com curas e outros milagres q nos precisamos tanto. Confiem q quem começou a boa obra vai terminá-la, e ele pagou pelos nossos pecados na cruz do calvário e pelas suas pisaduras nos somos sarados. O nome dele é Jesus Cristo o filho de Deus. Leia a bíblia, e procure uma igreja evangélica assim o desespero vai embora, a fé vem e a doença sai, mas n esqueça q Ele nos abençoa através dos médicos também pq somos um corpo, é q quando n tem mais jeito p os médicos tem p Deus pq Ele contraria a logica e faz o impossível acontecer aos olhos humanos. Deus Abençoe todos vcs q estão enfermos, e sejam curados em nome de Jesus.

  20. Fiz uma EDA, deu esofagite erosiva, gastrite endoscópica enantematosa leve intensidade, tenho retorno com o médico – gastro no fim do mês..espero que não seja nada muito difícil de resolver…farei o tratamento direitinho…e td pq a 2 anos atrás tive um dor lombar e o ortopedista me receitou um remédio para manipular e tomei por 60 dias…que coisa não, curei a dor lombar..e prejudiquei meu estômago..esôfago, duodeno, rsrs..um desses aí, rsrsr..tratar correndo agora..

  21. MARIA REGINA // 05/06/2014 em 8:49 PM // Responder

    Tenho 60 anos, fiz endoscopia recente, para minha felicidade deu leve enantema difuso de moderada intensidade. Mas já tive bactérias no estomago, tratei rigorozamente. Fiquei boa e nunca mais tive nada. Senhores é só tratar. Bjs

  22. fiz uma endoscopia digestiva alta e o resultado foi de uma gastrite Antral Enantemática Moderada… o que é isso???

  23. comecei com este problema de gastrite a uns 24 anos mais ou menos ,tomo remédio ai da uma melhorada e depois volta tudo de novo ,a única vez q senti uma boa melhora foi quando passei num neurologista e ele me passou buspirona , fluoxetina ,gynko biloba me senti super bem porque a ansiedade acalmou e a gastrite não se manifestava

  24. O resultado da minha endoscopia deu gastrite enantematosa severa do antro. Sempre tive azia, e conforme o que comia era intensa, mas passei a ter muita dor parecia uma cólica abdominal com dor também na região lombar, sera que tudo isso é por causa desse problema no estomago?

  25. zai menezes // 11/07/2014 em 11:23 PM // Responder

    Alem dessas doenças citadas, estou com diverticulite. Para a Pangastrite hernia de hiato bulboduodenite enantematosa intensa tomei pantoprazol, mas não melhorei, tomei omeprazol, passou a azia e as dores, mas não sarou.quanto ao conselho da amiga Sheila O. Lima, é muito bom procurar a Deus em quanto pode, mas precisa ter muito cuidado, pois a maioria das igrejas se aproveitam da fé para explorar as pessoas. Leia na sua bíblia. 2ª timóteo cap.3 vs 1 a 6. – 1ª João cap. 5 vs.19. – Mateus cap.7 vs.22 e 23. – 2ª timóteo cap.4 vs.2, 3, 4 e 5. Boa leitura, que Deus os abençoe.

  26. gerard holivier // 17/09/2014 em 5:38 PM // Responder

    Eu tb estou com gastrite enantemática moderada.Já fui em dois médicos deu o mesmo. Foi colhido material para biópsia. Já tomei omeprazol, cloridrato de ranitidina, sinto dor intensa. Mas fiquei sabendo que tem uma planta chamada balsamo, que cura todas as moléstias agudas de esôfago e estômago. Ouvi depoimentos de pessoas que vomitava até sangue tinha úlcera e mastigaram as folhas e nunca mais tiveram nada.
    Vou ver se acho essa planta e fazer esse tratamento.
    Se alguém quiser procure onde mora que deve encontrar, e boa sorte, e me conte se houve cura.

  27. Realizei endoscopia com pesquisa de H Pilory, deu negativo pra bacteria, porem fui diagnosticado com gastrite enantemática leve de antro. Já estou tomando omeprazol 20 g ha 3 meses, e ainda sinto dores. Isso demora mesmo ??? Isso é preocupante gente!!!

  28. mateus Gaya // 01/11/2014 em 1:02 AM // Responder

    Olá gostaria de saber o que é granularidade? É um pré câncer?

  29. arnaldo filho // 15/12/2014 em 12:18 PM // Responder

    sinto dores horriveis no peito fiz endoscopia e acusou gastrite enantematosa de corpo e antro,as dores surgem mais a noite ate quando tomo banho frio,ai eusento com o peito pra cima depois de 10 minutos ela volta,durante o dia trabalho normalmente e nao sinto nada,estranho ne,respiro normal, nao vomito, que santo remedio eu tomo?

  30. Erci Bohrer // 06/02/2015 em 11:01 PM // Responder

    Olá. Tenho vivenciado o mesmo problema de vocês com minha mãe de 84 anos. Ela não tem nenhum outro problema, não é hipertensa, não é diabética, não tem colesterol elevado, enfim, não tem nenhuma doença crônica, mas emagreceu muito e apareceu a PANGASTRITE ENANTEMATOSA. Fez endoscopia,e agora começou o tratamento médico com três tipos de medicamentos. Devo dizer que deve-se cuidar muito da dieta alimentar, evitar o estresse, comer várias vezes ao dia em menor quantidade. Evitar alimentos ácidos, condimentos, temperos fortes. Não se alimentar em torno de duas horas antes de ir dormir e não ingerir líquidos à noite. Ela continua na academia fazendo seus exercícios de alongamento, musculação, levantamento de peso e esteira duas vezes por semana. Deve-se ter persistência e paciência.

  31. a anos q venho sentindo um grande incomodo na garganta , gente do céu parecia até q eu tava com algo enganchado na garganta ….e ai nao sei como melhorei um pouco .ai agora ta com uns 15 dias q me deu uma crise horrível a garganta tapando , não conseguindo dormir engasgado direto ,um peso no lado esquerdo ,a garganta chegou ate inflama , um queimou horrível no estomago , dores de cabeça , sem me alimenta mais porq tudo me engasgava e dava uma tosse ,me engasgava ate com a saliva .Em fim: achei q fosse tireoide foi a medica e la contei tudo e ai ela falou q meu problema , refluxo e algo no meu estomago :q eu procurasse um medico gastro : e ai foi imediatamente ao medico de gastro : ai já fiz o exame , endoscopia e no dia seguinte veio o resultado : gastrite endoscópica e ai vou inicia minha medicação e ai tenho fé em nosso deus q vou fica boa ………..nós iremos fica bons …Deus no comando ……..uma boa sorte a todos nos ……….

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*