O Que é a Corrente Elétrica

Uma corrente elétrica é um fluxo ordenado de partículas carregadas, ou seja, partículas que tenham carga elétrica.

Num fio de cobre, a corrente elétrica é formada por minúsculas partículas que possuem carga elétrica negativa, são os elétrons, e eles é que são os portadores da carga elétrica.

No fio de cobre, ou de qualquer outro metal que seja condutivo, os elétrons existentes vagueiam desordenadamente, ou seja, têm sentidos de movimentos aleatórios até que, por alguma ordem externa, alguns deles passam a ter movimentos ordenados, com todos se movimentando no mesmo sentido, formando assim, a corrente elétrica.

A intensidade da corrente elétrica que circula por um determinado material condutor vai depender de quantos portadores em movimento organizado passam por segundo por uma região desse material condutor, que pode ser um fio, por exemplo.

A corrente elétrica, em qualquer circuito é representada pela letra I e sua intensidade é expressa em ampères (cujo símbolo é a letra A), em miliampères (cujo é símbolo mA) ou outros submúltiplos tal qual o microampères (símbolo uA).

Um ampère (1 A) é uma intensidade de corrente elétrica que indica um fluxo de 6,2×10000000000000000000 elétrons por segundo em qualquer seção do fio.

Esses 6,2×10000000000000000000 elétrons transportam uma carga elétrica total cujo valor é de um coulomb (1 C), Coulomb (cujo símbolo é C) é a unidade com que são medidas as quantidades de cargas elétricas.