Proteção de Picos Energia

Este texto trata da proteção contra picos de energia.

As redes das empresas de distribuição de eletricidade são projetadas para serem automaticamente desligadas no caso de risco à segurança das pessoas, é definido como risco de segurança quando ocorrem acidentes com carros que batem em postes, contato da rede elétrica com árvores, chuvas e ventos muito fortes, trovoadas, enchentes, alagamentos, e outras situações.

Mas a empresa não é totalmente responsável, o consumidor também tem responsabilidade, até porque, o consumidor precisa proteger o seus aparelhos elétricos, por isso é importante citar que a norma brasileira exige que os consumidores tenham instalados protetores de surto contra os efeitos da falta e também do retorno da energia elétrica.

Todos os aparelhos eletrônicos da casa, do apartamento, ou do escritório e os fios que vêm da rua, como os cabos de antenas e dos telefones devem ter cada qual seu protetor.

Os protetores de picos de energia elétrica são chamados de filtros de linha e são encontrados com facilidade no mercado, os filtros de linha tem como principal função desviar os picos de energia para a terra, evitando danos ao aparelho, mas o filtro de linha só será eficiente se ele for de boa qualidade, e principalmente, se o aterramento foi bem feito.

Na verdade, a qualidade do aterramento é essencial para o funcionamento correto dos protetores, vale muito pouco um bom filtro de linha se o aterramento for mal feito.

Para uma absorção inicial de um surto ou pico de energia, é recomendada a instalação de um protetor no quadro de distribuição de energia elétrica, principalmente nas regiões onde existe grande incidência de descargas atmosféricas.