Textos Sobre Química

O objetivo desta seção é tentar mostrar textos com temas relacionados a química, e como em qualquer assunto, o trabalho de pesquisa terá sido válido se o leitor alcançar pelo menos um conhecimento superficial, mas com aprofundamento suficiente para estudos colegiais.

Por centenas de anos acumularam-se conhecimentos relacionados ao comportamento das substâncias e tentou-se organizar todas essas informações num corpo doutrinário.

Mas, somente a partir do século XIX, quando a soma de conhecimentos se tornou ampla e abrangente, foi possível estabelecer um vínculo teórico para a interpretação dos fatos e criar uma verdadeira teoria química.

Química é a ciência que estuda as propriedades, a composição e a estrutura das substâncias, as transformações a que estão submetidas e a energia liberada ou absorvida durante esses processos.

Toda substância, seja ela natural ou produzida de forma artificial, é constituída por uma ou mais das centenas de espécies diferentes de átomos que foram identificados como elementos.
Embora alguns tipos de átomos sejam compostos de partículas elementares, eles são os componentes básicos das substâncias químicas, não existe quantidade de oxigênio, mercúrio ou ouro, que seja menor do que um átomo dessa substância.

A química não se ocupa do universo subatômico, mas das propriedades dos átomos e das leis que regem suas combinações, além do modo como o conhecimento dessas propriedades pode ser utilizado para finalidades específicas.

A amplitude dos campos estudados pela química e o grande número de inter-relações com outras disciplinas científicas dificultam a classificação dessa ciência em ramos perfeitamente definidos e independentes.

Mas, desde o inicio do século XX, estabeleceu-se nos meios universitários a divisão da química em cinco grandes grupos: orgânica, inorgânica, físico-química, química analítica e bioquímica.

Deve-se lembrado que essas subdivisões nunca foram, e nem se espera que venham a ser, mutuamente exclusivas, pois o campo da química é um só, e há uma tendência natural para a unificação e remoção de barreiras artificiais.

 
  Compartilhar Link no Facebook
 
Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.

Pense no meio ambiente antes de este link.